jusbrasil.com.br
7 de Junho de 2020

O que é ser advogado?

Pedro Neiva, Advogado
Publicado por Pedro Neiva
há 2 meses

Muitos me perguntam: "Por que você não faz um concurso público? Você é inteligente, vai passar!"

E a resposta é simples: Porque eu ESCOLHI ser advogado!

Sempre fui uma pessoa observadora e atenta, não só aos acontecimentos e questões externas, mas principalmente comigo mesmo nas questões pessoais.

E penso que todos deveriam ter essa preocupação, pois é em nosso interior que encontramos as principais respostas para os nossos questionamentos.

E aí, durante toda a faculdade procurei estudar, vivenciar e aprender sobre todas as possibilidades que o Direito iria me proporcionar.

Nos últimos anos, eu já sabia o que eu queria. A Advocacia.

Os Trabalhos, estágios, experiências, aptidões pessoais, todo lado empreendedor e liberal, me levaram a escolher essa incrível profissão como uma verdadeira missão de vida.

A gente não se forma advogado, mas sim vamos nos tornando advogado. Não adianta se formar em direito, passar em uma prova e pegar uma carteira da OAB. Não basta.

Ser advogado é muito mais que isso.

É estar sempre preparado para lutar por uma causa justa, sabendo que cada causa é única. Que as causas pequenas te preparam para as grandes. Que para exercer sua vocação terá que estudar muito, e sempre.

Ser advogado não é só saber as leis, as doutrinas e as jurisprudências. É saber escutar o cliente, entendê-lo e ir além para encontrar uma solução para o seu problema.

O bom advogado não é aquele que fala chique e escreve difícil, mas sim aquele que transforma todo esse conhecimento em clareza e boa comunicação, objetiva e eficiente. Que tem a sensibilidade de compreender o cliente e transmitir para o papel, os seus direitos, garantias e sentimentos envolvidos

Por que ser advogado então?

Porque é uma honra! É tão honroso que a nossa remuneração recebe um nome especial: Honorários. Pois é uma honra quando somos escolhidos e honrados pela confiança em nós depositada.

Porque é o advogado que protege e defende a honra, o patrimônio, a imagem, a liberdade, a saúde e a vida das pessoas. É ser um garantidor do Estado de Direito. É ser indispensável a administração da justiça. É ser o sangue que corre nas veias dos órgãos dos poderes públicos.

Ser advogado é conviver com todos os problemas dos clientes mesmo com seus problemas pessoais. É ir para casa e para o escritório com eles, deitar-se na cama com eles, e buscar acordar na manhã seguinte com soluções criativas e eficazes, pois assim irá exercer sua profissão com dedicação e responsabilidade, honrando a confiança de seus clientes.

Ser advogado é sem dúvidas, apaixonante e gratificante.

Pedro Neiva.

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)